A extensão universitária é uma das três missões básicas da universidade, ao lado do ensino e da pesquisa. Ela consiste em um conjunto de ações que articulam a universidade com a sociedade, com o objetivo de promover a transformação social.
Os projetos de extensão são uma das principais formas de concretização da extensão universitária. Eles são desenvolvidos por professores, estudantes e técnicos de universidades, em parceria com a comunidade externa.
Um projeto de extensão universitária é uma ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico com objetivo específico e prazo determinado. O projeto pode estar vinculado a um programa (forma preferencial) ou ser um projeto não vinculado a programa.
Os projetos de extensão universitária podem ser classificados em diferentes tipos, de acordo com a área de conhecimento, o público-alvo e a metodologia utilizada. Alguns exemplos de tipos de projetos de extensão universitária são:
Para elaborar um projeto de extensão universitária, é necessário seguir alguns passos:
Os projetos de extensão universitária são importantes por diversos motivos, dentre eles:
Existem diversas formas de participar de um projeto de extensão universitária. Os estudantes podem se voluntariar para participar de projetos já existentes ou podem propor a criação de novos projetos. Os professores e técnicos também podem participar de projetos de extensão, seja como coordenadores, consultores ou colaboradores.
Os projetos de extensão universitária são uma importante ferramenta para a formação integral dos estudantes, para a interação entre a universidade e a sociedade e para a transformação social.
Tambahkan Komentar